promotor-de-vendas

Qual é a diferença entre ser um Promotor ou consultor de vendas?

Sabemos que trabalhar com vendas é muito lucrativo, nesse artigo vou falar sobre as duas carreiras. Iremos falar sobre Promotor e consultor de vendas.

Vamos lá,

O que faz um Promotor e um Consultor de vendas?

 

Promotor de Vendas:

promotor-de-vendas

O promotor de vendas é responsável pela exposição dos produtos, ele cuida da arrumação das prateleiras com o intuito de melhorar a visibilidade do produto. Esse profissional não somente com reposição, ele também pode trabalhar em feiras, shopping, eventos e supermercados. Sempre executando o trabalho de acordo com as regras da empresa!

Um bom Promotor ele apresenta o produto de uma forma atrativa, assim fazendo com a intenção de chamar a atenção das pessoas certas para realizar maior numero de vendas possível. Além disso, ele deve estar disponível para responder as eventuais dúvidas dos potenciais clientes sobre as vantagens e os benefícios que aquele produto oferece.

Para conseguir chamar a atenção dos clientes, uma técnica muito comum é oferecer uma amostra grátis ou um panfleto dos produtos que ele esta promovendo.

O promotor muitas das vezes não tem um local fixo, eles esta sempre andando e promovendo seus produtos em lugares variados. Com isso eles conseguiram ter uma maior saída, porque realiza vendas para varias pessoas diferentes.

Também fica responsável por informar a empresa como esta sendo o desempenho dos produtos com qual ele esta trabalhando, como:

  • Qual o preço que os concorrentes estão oferecendo o produto.
  • A quantidade de vendas realizada em cada estabelecimento
  • Entre outros fatores muito importantes.

 

O trabalho de um Promotor de vendas é extremamente importante porque podemos dizer que através dele é possível descobrir em que o publico está interessado e em qual produto. O trabalho de Um Promotor de vendas serve como uma pesquisa de mercado.

 

Consultor de Vendas:

consultor-de-vendas

O consultor de vendas deve ter conhecimento sobre conceitos  e deve ter conhecimento em área como:

  • Administração
  • Marketing
  • Publicidade

Entre outras áreas relacionas até mesmo psicologia porque para ser um profissional é precisa ter um mínimo de conhecimento em comportamento do consumidor.

Analisar qual o feedback das pessoas a respeito de um determinado produto,ver quais as principais exigências do seu publico alvo. Ele estuda o mercado.

O consultor de vendas fica responsável por planejar e montar uma estratégia de ação focando sempre no consumidor e nas vendas. Toda empresa necessita de um consultor, as empresas que não tem um em sua equipe procuram por consultores independentes, ou seja, prestadores de serviço.

O mercado está cada vez mais concorrido, a disputa por potenciais clientes é grande, e é nessa hora que o consultor de vendas entra para poder identificar quais estratégias usar para se diferenciar dos demais concorrentes nessa etapa vale tudo desde apelo emocional ao racional.

Em poucas palavras o que consultor de vendas ele é considerado um estrategista ele usa seu conhecimento para gerar vendas a empresa.

Mais qual a diferença entre o Promotor e o Consultor de vendas?

diferença

O Promotor de vendas ele lida diretamente com cliente é quem passa a maioria dos dados do produto que esta sendo promovido para a empresa possa passar para o Consultor de vendas, para que possa realizar toda analise necessárias para estruturar as estratégias e plano de ação para a empresa.

Outra grande diferença entre as duas profissões é que um promotor ele sempre precisará de uma empresa para fornecer algum tipo de trabalho  para ele seja em uma feira, evento, shopping Center entre outros.

Já o consultor com seu conhecimento é possíveis montar uma empresa de prestações de serviço, assim ele trabalhará por conta própria prestando consultoria para empresas de diversos seguimentos. Ele não depende de uma vaga para poder trabalhar.

O consultor é preciso mostrar resultados específicos e estratégias que geram resultados, já o Promotor não é necessário comprovar resultados em alguns casos é necessário experiência.

Um Promotor ele pode se tornar Consultor de vendas, e vice e versa.

Finalizando

O Promotor quanto o consultor de Vendas são extremamente importantes para qualquer empresa, são profissionais que não pode faltar no mercado como, se você tem interesse em seguir algumas das carreiras acima procure se aperfeiçoar e partir pra cima.

Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *