13 vantagens da caminhada para uma vida saudável

Não existe um exercício mais fácil e mais barato para se fazer que não seja a caminhada, por isso é preciso que você faça com que ela se torne um hábito na sua rotina de vida, pois a caminhada tem o poder de fazer que você se sinta mais relaxado, acaba com o estresse, te deixa mais animado para realizar outras tarefas do dia-a-dia e faz com que você tenha uma vida saudável.

Abaixo listei para você 13 vantagens de se fazer a caminhada, tenho certeza que após analisa-las você não vai querer ficar parado.

1-Emagrece:

emagrecer

Muitos estudos realizados por centro de pesquisas garantem que a atividade física de caminhada é tira e queda para quem quer emagrecer e perder aquelas gorduras localizadas, além de ser fácil eficaz e barata, ela pode ser realizada por pessoas de todas as idades.

Para quem está acima do peso não existe outra saída, é preciso caminhar, e como ela acelera nosso metabolismo, acabamos perdendo peso ainda depois que paramos a caminhada.

Quem tem uma vida sedentária pode começar caminhando pelo menos três vezes por semana durante 30 minutos, a caminhada pode ser feita em parques, praia, calçadões ou ate mesmo em casa numa esteira, e horário é você mesmo que faz, de manha ou a tarde, o importante é não ficar parado.

2-Deixa os ossos mais fortes:

ossos-mais-fortes

Caminhar deixar os ossos mais fortes e resistentes pelo fato do trabalho se dar nos membros inferiores que sustentam todo o peso do corpo da pessoa. Ela evita quedas e fraturas principalmente para os idosos, e deixando assim os ossos menos propensos a desgastes.

3-Melhora a circulação do sangue:

melhorar-a-circulaçao-do-sangue

Estudos realizados em Ribeirão Preto deixam claros que quando a pessoa caminha cerca de 30 ou 40 minutos por dia há uma diminuição na pressão arterial que é uma pressão que todos nós temos dentro dos vasos sanguíneos, isso acontece, pois durante os exercícios o fluxo de sangue aumenta levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

A caminhada faz com que a válvula do nosso coração trabalhe mais melhorando assim a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.

4- Melhora a respiração:

como-melhorar-a-repiração

Para aquelas pessoas que possuem problemas de respiração a caminhada é uma ótima aliada, pois ela estimula os pulmões, melhorando o condicionamento e consequentemente a respiração já que oxigena as células do corpo.

Quando caminhamos há uma troca gasosa, fazendo com que as impurezas saiam dos pulmões deixando-o mais livre de contaminações.

5-Fortalece os músculos:

fortalecer-o-musculo

Essa atividade ajuda a diminuir dores nos joelhos e nas pernas e contribui para fortalecer os músculos abdominais e os das costas prevenindo lesões nessa região, dessa forma aumentam a flexibilidade e mobilidade das articulações, melhorando a capacidade de coordenar os movimentos e, consequentemente, melhoram a postura.

6-Melhora o humor e afasta a depressão:

caminhada

A caminhada não faz bem só para seu corpo mas ela contribui para sua mente ,existem muitas pessoas que estão sofrendo com a depressão, essa doença apresenta muita tristeza, pessimismo e muitas pessoas estão recorrendo à caminhada. Há relatos de pessoa que se curaram com a ajuda da caminhada, pois ela funciona como uma distração dos problemas dando uma sensação de controle e liberando hormônios do “bom-humor”.

7-Melhor na auto-estima:

auto-estima

Sem dúvida a caminhada é um santo remédio!Pois quando você realiza esse exercício envolve o individuo e ele se sente mais confiante para encarar as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

É comprovado que quem pratica exercícios é mais humorado e tem uma auto estima mais elevada que quem não pratica.

8-Controlo do Colesterol e Diabetes:

Caminhada - Diabete

Quando caminhamos o corpo produz uma substância em maior quantidade que é chamada insulina, que é a hormona responsável pela redução da taxa de glicose no sangue.

Quando fazemos um exercício aeróbico mais intenso é possível reverte a resistência a insulina, um fator muito importante para quem possui diabetes. A caminhada aumenta o bom colesterol, conhecido como HDL, evitando que o “mau” fique depositado nas artérias, podendo causar enfermidades, quando você caminha por uns 60 minutos pode haver uma redução de efeitos que a gordura ruim pode trazer para o seu corpo.

Então fica claro que caminhar é importante para quem quer evitar doenças como o colesterol e diabetes.

9-Deixa o pulmão mais eficiente:

pulmão

Para que não haja qualquer tipo de doença é necessário que os pulmões estejam sempre com uma respiração mais forte, é por isso que a caminhada tem seu benéfico por deixar eles mais resistentes para encarar um resfriado e sarar sem a ajuda de remédios.

10-Deixa o cérebro mais saudável:

cérebro-saudável

Quando caminhamos há um aumento no nível de oxigenação do organismo, parte do sangue que circula no nosso corpo é injetado diretamente para o nosso cérebro, a atividade física estimula o cerebelo que é a parte do cérebro que controla a coordenação motora.

Quando for caminhar procure estar sempre perto da natureza, ao ar livre, pois assim você ativa o lobo occipital, que traz informação visual, estimula os e traz benefícios para a parte auditiva.

11-Diminui a sonolência:

sono-saudavel

Uma das reclamações de muitas pessoas é estar sempre sonolento, pois possui muito sono durante o dia e assim tem dificuldade de realizar seus afazeres, mais uma boa caminhada durante o dia pode facilitar você a ficar sempre ativo, pois você irá produzir uma sustância chamada adrenalina que deixará seu corpo mais disposto. Isso evita que você não durma bem e fique com sonolência no dia.

12- Controla a vontade de comer:

vontade-de-comer

Alem de manter a pessoa ocupada, caminhar libera hormonas como a endorfina, que deixa a pessoa mais tranqüila combatendo a ansiedade, assim evita que ela venha atacar a geladeira compulsivamente para comer chocolates.

É comprovado também que quem caminha pelo menos por 15 minutos diários tem uma redução na hora de comer doces, e aqueles que apenas tentaram resistir ao doce sem fazer exercício tem mais dificuldade de conter a vontade de atacar o chocolate.

13-Protege contra derrames e infartos:

enfarte

Quem caminha deixa o coração mais protegido contra doenças cardiovasculares, pois há um controle na pressão sanguínea evitando dessa forma os derrames e infartos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *